Este conceito é definitivamente muito mais abrangente do que simplesmente rede de computadores com comunicação sem fio. Este conceito pode ser aplicado desde redes de TV até redes de comunicação por satélites. No entanto é mais comum se aplicar o conceito de redes sem fio para redes de dados.
Neste prisma podemos citar diversas tecnologias, diversas padronizações e diversos fabricantes. Podemos caracterizá-las por: Conceito (WPAN, WLAN, WMAN, WRAN, WWAN), Padronização (IEEE 802.11, IEEE 802.15.1, IEEE 802.16, entre outros) e Implementações (Bluetooth, Wi-Fi, WiMAX, entre outros).
Basicamente estas diferenças existem para atender à necessidades diferentes. As WPAN são de curto alcance; as WLAN (onde entra o Wi-Fi) são de médio alcance; WMAN (um exemplo é o WiMAX) são de alcance metropolitano, cerca de 5 km, e por aí vai. Pessoalmente não gosto de falar de alcance porque isso pode variar de acordo com diversos fatores, principalmente pela antena. No entanto são valores de referência, apenas para se ter uma idéia da ordem de grandeza.
No próximo post pretendo começar a explicar um pouco sobre aplicações de Redes sem Fio em geral. E elas podem variar, desde uma simples ligação celular até altas taxas de transferência de dados para um home theater, por exemplo.
Aguardem...
Um comentário:
Olá Omar tudo bem? sou aluno da PUC também, e achei seu blog por referencia de busca sobre o Prof. Branquinho. Trabalho na area de redes Wi-Fi e achei muito bacana sua matéria por aqui. Por acaso você teria algum grau parentesco com o Prof. Branquinho?
Se puder me passe seu e-mail para trocarmos ideias.
Grande abraço,
Gustavo
gustavodegrecci@yahoo.com.br
Postar um comentário