terça-feira, 18 de agosto de 2009

Dell arrisca com smartphones


E o grande boato do mercado de smartphones se confirmou: a Dell está entrando na jogada. E com uma estratégia interessante: atender um grande mercado e somente ele.
Desde o ano passado surgem na imprensa especializada boatos de que a Dell estaria investindo na fabricação de um smartphone, para concorrer com Apple, RIM, Nokia, entre outros. Boatos estes que foram desmentidos por seus diretores na época.
Eis que surge a notícia que a Dell fechou uma parceria com a China Mobile, maior operadora celular do mundo, para construir um aparelho exclusivo para o mercado chinês. Uma estratégia interessante, uma vez que, apesar de estar tentando ingressar no maior mercado do mundo, fará com que a experiência sirva de base para que a empresa tenha uma cultura no desenvolvimento destes pequenos e inteligentes dispositivos. Isto porque é bastante complicado uma empresa atacar um ramo ao qual ela não está diretamente relacionada, e que possui players muito bem estabelecidos.
No entanto, outras fabricantes descobriram que, o que representa liquidez no setor de smartphones não são os salgados preços dos aparelhos, e sim a venda de aplicativos. Proporcionada por uma infra-estrutura propícia para o consumo, cresce cada vez mais a oferta de aplicativos para smartphones, como os que existem na Apple App Store.
A Dell tem então um longo caminho pela frente. Tudo parte de um bom projeto e uma boa estratégia de marketing (que parece já ter sido bem desenhada). Talvez a plataforma escolhida para o aparelho, Android, seja realmente a mais apropriada para esta empreitada, pois vem ao mercado com uma idéia de evolução contínua. A estratégia do produto, então, deve ser muito bem definida, para que a empresa não caia novamente na situação de fracassada em aventuras por outros mercados.

Nenhum comentário: