terça-feira, 30 de março de 2010

Redes Sociais X Interesses Profissionais

Não ia emitir minha opinião sobre este fato, mas a proporção que o mesmo tomou me deixou bastante intrigado. Desde que me aventurei com blog, twitter, orkut, entre outras aplicações da Web 2.0 sempre pensei em como seria possível ou não separar o pessoal do profissional. No entanto, parece que este discernimento não está muito claro na cabeça dos profissionais do país.
Recentemente, mais precisamente no último dia 28/03, data do clássico São Paulo e Corinthians pelo campeonato paulista de 2010, um executivo da Locaweb exacerbou seu discurso de maneira ofensiva com relação ao time oposto ao seu. O corinthiano roxo Alex Glikas escreveu diversos posts ofensivos à torcida do tricolor paulista. Sinceramente, até aí sem nenhum problema. No entanto, a situação é complicada.
A empresa havia fechado na quinta-feira um contrato para estampar sua marca na manga da camisa do Tricolor Paulista por apenas dois jogos (contra o Corinthians, pelo paulista, e contra Monterrey, pela Libertadores). E é justamente este o problema. Nas suas mensagens, Alex envolveu a empresa para o qual trabalhava, uma vez que foi demitido hoje a tarde. E é justamente este o perigo.
Não há problema torcer para A ou B, nem mesmo falar sobre isso em qualquer rede social que seja. O problema é que, na web 2.0, tudo está conectado, e o que você é para seus amigos, você também é para a empresa. E envolver os dois em uma situação como essa soa, no mínimo, amador. Usar a empresa para o qual trabalha, que está patrocinando seu rival, para atacar o próprio rival não parece ser uma ação das mais inteligentes, e por ser tão abissal não deveria nem constar em manuais e guias sobre redes sociais profissionais (por mais que o canal não seja exclusivamente profissional).
Reitero que a questão está longe de ser o time que o cidadão torce. Trata-se dos interesses comerciais em um acordo de patrocínio, e de como isso pode manchar o nome da empresa em que se trabalha. Todo cuidado é pouco ao misturar profissional e pessoal, ainda mais quando se fala de Web 2.0.

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