O Google, maior provedor de informações do mundo, transferiu o seu site de Xangai, na China, para Hong Kong, e não mais é responsável por filtragens diretas de busca. A empresa alega ter sofrido ataques hackers em função da vulnerabilidade que estes algoritmos de filtragem geraram em suas aplicações. Resultados de busca que podem ir contra os princípios políticos da China agora devem ser filtrados pelo próprio governo chinês, através do chamado "Great Firewall of China" (uma alusão à muralha -real- da China).
Esta decisão, apesar de atingir um dos principais mercados mundiais, não interfere substancialmente na operação da gigante das buscas. Responsável por apenas 2% do faturamento do Google, o mercado chinês já respondeu ao anúncio do Google. Os maiores portais chineses já não utilizam mais o Google como ferramenta de busca. E não para por ai.
A grande questão do Google é seu monstruoso acordo com a China Mobile, o qual firma uma parceria em utilização de plataforma Android nos celulares.
Esta situação é bastante complexa, pois muito além de interesses comerciais, ferem princípios estabelecidos na China, principalmente politicos. Se estava acordado que o Google se submeteria às regras chinesas para penetrar no mercado em 2006, este deveria ser o acordo até o final. No entanto, ferir princípios de direitos autorais e privacidade, como queria o governo chinês ao requerir acesso à paginas e contas de e-mail de críticos do sistema político, vai contra os princípios corporativos do Google, ferindo os princípios que regem a empresa.
De qualquer modo, apesar de ser um mercado pequeno do Google hoje, a China sempre representa uma pauta bastante intrigante no planejamento estratégico das empresas mundiais. A postura da gigante das buscas é, sem dúvida, louvável democraticamente. Porém pode acarretar alguns problemas diplomáticos sérios. Enfim, é bastante interessante observar como vão se comportar governos e corporações relacionadas ao caso. Uma coisa é certa: a visibilidade do Google aumentou ainda mais com esta decisão!
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