segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

E a Apple sai na frente...de novo...


É impressionante o status de vanguarda que a Apple tomou no mundo das tecnologias. E, por mais que estes equipamentos não sejam os melhores (alguns celulares da Nokia são bem melhores que o iPhone, por exemplo, mas este continua com uma participação no mercado muito maior que o anterior), o status da Apple a permite encabeçar algumas iniciativas tecnológicas.
O post de hoje é para falar de uma notícia recentemente veiculada de que a Apple estaria estudando a possibilidade de integra um leitor RFID em sua próxima geração de iPhones. Já fiz um post sobre RFID aqui no blog há algum tempo atrás. Enfatizei que não acredito nesta tecnologia para adoção de um mercado de massa. No entanto sua utilização em aplicações de valor agregado é bastante interessante.
Mas o que a Apple quer com isto? Há uma grande movimentação por parte das operadoras de cartão de crédito (principalmente Visa e MasterCard), para que os cartões de crédito sejam integrados aos aparelhos celulares pessoais de seus clientes. O Bradesco aqui no Brasil já efetuou testes com sucesso desta tecnologia. Porém o teste era inserindo uma tag (ou uma etiqueta) no equipamento; e não um leitor.
A disponibilidade do leitor dentro do aparelho aumenta e muito a gama de possibilidades da tecnologia. No futuro, quando o consumidor quiser saber onde foi fabricada a sua impressora, bastará aproximar seu iPhone de seu produto e ele saberá toda a cadeia logística do equipamento que está comprando. Porque uma impressora? A HP já disponibiliza esta solução (para uso interno, mas nada que o mercado não consiga mudar).
Enfim, a Apple mais uma vez sai na frente, tentando disponibilizar uma tecnologia que talvez nem ela mesmo saiba se é útil e o quanto é. O que acontece é que ela se alinha com um mercado bastante promissor e exigente, e que sempre se movimentou para que as pessoas comprassem mais. Não tem como esta "parceria" não vingar...

Nenhum comentário: